Que o esporte sempre exerceu forte influência no lifestyle e na forma de se vestir das pessoas é incontestável. Que essa influência é uma via de mão dupla também é fato. Dos primeiros trajes esportivos, as calças bloomers criadas para as ciclistas do século 19, às saias plissadas e cardigãs cavados desenhados por Jean Patou para as tenistas nos anos 20 e o vestido Football do estilista norte americano Geoffrey Beene, em 1967, recriado por Tom Ford em 2014, até as coleções internacionais para verão 2017, a tendência evoluiu e se tornou referência de comportamento e lifestyle.
Calça bloomer, século 19
Tenistas de Jean Patou, 1920
Football dress de Geoffrey Beene, 1967
Tom Ford, 2014
A calça bloomer, século 19, as tenistas de Jean Patou, 1920, o Football dress de Geoffrey Beene, 1967, e a recriação do vestido porTom Ford, 2014.
Assim, da mesma forma que a inspiração no esporte vira tendência nas passarelas e ganha cada vez mais adeptos, roupas e acessórios para a prática de esportes são assinados por estilistas famosos e adotados para além das quadras e academias. Sportswear, Activewear, Fitnesswear, Athleticwear, Comfortstyle, Athleisure, novas nomenclaturas surgem a cada temporada e definem esse comportamento que busca unir a moda ao estilo de vida saudável, ativo e confortável.
Mesmo quem nunca pisou em uma academia ou fez qualquer tipo de esporte tem, com certeza, uma peça com pegada esportiva no guarda-roupa. Pode ser o shape, o tecido tecnológico, as referências icônicas, como números, listras, patches, ou qualquer outro símbolo que remeta ao esporte ou a prática de exercícios físicos. Não importa, a tendência virou febre, statement, assinatura de estilo. Nas coleções das marcas de luxo e no streetstyle das it girls e fashionistas, o dresscode esportivo domina a cena do dia e da noite.
Mas quais são as peças-chave e os truques para incluir a inspiração athleisure nas produções? Primeiro, escolha itens com DNA esportivo, como leggings, moletons, t-shirts funcionais, logos, tops curtos, jaquetas bomber, sneakers, bonés e bolsas tipo back pack. Na hora de montar os looks, aposte no hi-lo e mescle a peça esportiva com outras trends que agreguem sofisticação aos looks.
Legging e Jogging