JAQUETA BOMBER, MAIS DO QUE A PEÇA DA MODA!
O modelo que tomou conta das passarelas nas últimas temporadas e ganhou as ruas não é uma onda passageira, é um item clássico e cheio de história para contar.
Assim como outras peças clássicas do guarda-roupa, a jaqueta bomber nasceu no ambiente militar, mais precisamente durante a Primeira Guerra Mundial, em 1917. Feita de couro com forro de pele, ela foi desenvolvida para aquecer os pilotos dos aviões militares, cujas cabines não possuíam cobertura naquela época. Ao longo do tempo, a jaqueta bomber foi ganhando outras variações e materiais, porém a que mais se parece com as versões atuais, de náilon, é a MA-1 Bomber Jacket ou ainda MA-1 Flight Jacket. Desenvolvida em meados dos anos 1950 para os pilotos da força aérea americana, veio substituir a B-15 Flight Jacket, quando a tecnologia permitiu que os aviões voassem mais alto e, consequentemente, em temperaturas muito baixas. Por isso, a necessidade de uma jaqueta que fosse mais leve e resistente ao frio e à água.
Na moda, ela logo ganhou adeptos, principalmente a partir dos anos 60 e 70, tendo se tornado símbolo de rebeldia por grupos como skinheads e punks. Mas foi na década de 80, com o sucesso de filmes como Caçador Implacável (The Hunter), com Steve McQueen, e Ases Indomáveis (Top Gun), com Tom Cruise, que a jaqueta bomber conquistou seu lugar definitivo no guarda-roupa civil. Mais recentemente, desde que o pop star Kanye West passou a usar e a vender a versão original com seus próprios patches para sua marca Yeezy, há cerca de dois anos, a peça se reproduziu como nunca.
Tags:história da moda, jaqueta bomber, moda, tendências
Rastreamento do seu site.