Ter um armário perfeito para montar looks cheios de estilo é um sonho. Mas isso demanda tempo e, principalmente, foco e determinação para organizar, escolher, trocar, desapegar, guardar, reciclar e repor (quero dizer, comprar, porque ninguém resiste!).
O primeiro passo é fazer um inventário de tudo que está no armário. Para essa tarefa ter eficiência não se apegue ou faça qualquer pré-classificação sentimental. Seja pragmática. Conte todas as peças, separe por tipo de roupa e acessório, classifique por cor, shape e textura, agrupe peças semelhantes. Mas se prepare, pois você vai ter que fazer escolhas. E quando se trata de moda nem sempre é fácil. Por isso, antes de prosseguir, responda estas perguntas básicas:
Estou preparada para abrir espaço para o novo?
Se eu gosto tanto desta peça, por que nunca usei?
E se eu me arrepender de ter descartado as roupas?
E se a peça voltar a ser moda na próxima estação?
Se você conseguiu responder com honestidade essas questões e está pronta para praticar o desapego sem remorsos, crie critérios mais específicos para ajudar a edição. Defina seu estilo e silhueta, identifique a tendência e o grau de versatilidade e de usabilidade de cada item.
ESTILO Faça a edição de acordo com roupas que combinam com você e com o seu estilo de vida.
Baladeira: as roupas casuais são importantes, mas o foco está nos looks noturnos.
Executiva: busca soluções para o guarda-roupa de trabalho 24 horas por dia.
Esportiva: prioriza roupas para praticar esportes e segue o comfortstyle noite e dia.
Boho-chic: valoriza peças com perfume retrô, versatilidade e identidade.
Fashionista: antenada, absorve e incorpora todas as novidades ao seu estilo.
Minimalista: opta pelas formas e cores puras, busca combinações calmas e marcantes.
Clássica: escolhe peças atemporais e curingas para garantir elegância permanente.
Exuberante: adora excessos, brilhos, estampas, cores, decotes e shapes ajustados.
SILHUETA Identifique seu shape e avalie as peças que valorizam pontos fortes e disfarçam imperfeições.
Triângulo Invertido: cintura indefinida, ombros mais largos do que os quadris. Destacar: parte inferior do corpo. Evitar: peças oversized, estampas ampliadas, excesso de texturas.
Oval: pouca cintura e abdômen levemente saliente, ombros equilibrados com os quadris. Destacar: o colo e as pernas. Evitar: peças ajustadas ou muito decoradas na área do abdômen.
Pera: cintura levemente definida, ombros mais estreitos do que os quadris. Destacar: parte superior do corpo. Evitar: peças ajustadas ou muito decoradas na área do quadril.
Retângulo: corpo magro, tronco alongado e com poucas curvas. Destacar: acentuar curvas. Evitar: peças oversized ou muita sobreposição.Curvilínea: silhueta sinuosa, cintura acentuada e equilíbrio entre ombros e quadril. Destacar: valorizar curvas do corpo. Evitar: peças muito ajustadas ou oversized.
VERSATILIDADE Saiba que um guarda-roupa básico – ou cápsula, na linguagem das it-girls – é composto por peças-chave atemporais, que são a base do vestuário feminino, e por peças coadjuvantes – os must-have de cada temporada –, que entram e saem conforme as tendências da estação.
Mesmo que pareça óbvio, ter muitas roupas no armário não é garantia de bons looks. Avalie tecidos, texturas, shapes, tendências, qualidade, data de validade (sim, roupas também perdem a validade na moda). Categorize a usabilidade (casual, esportiva, profissional, festa) e faça o match entre estilo-silhueta-estação para descobrir se seu guarda-roupa é versátil, atual e capaz de entregar o máximo de combinações para todos os dias, 24 horas por dia.
Bem, depois deste preparo, digamos, técnico, você está pronta para definir o que fica, o que vai embora, o que merece ser guardado para as próximas estações e o que você precisa comprar para tornar seu closet atualizado e campeão do mix&match de produções arrasadoras.
PEÇAS-CHAVE DO CLOSET DA LOJA YOUTOPIA