MAS O QUE É VINTAGE MESMO? AGORA VOCÊ NÃO VAI MAIS TER DÚVIDAS

Para começar, fiz o que todo mundo faz: “dei um Google” para ver o que viria logo de cara e achei uma definição bem honesta no Wikipédia, que diz o seguinte: “vintage é um termo antigo português que se refere ao conhecido Vinho Do Porto. Atualmente os EUA querem comprar esse termo.” Achei curiosa essa informação, como assim alguém compra um termo? E daí eles vão comprar o termo e o que isso significa? Ninguém mais vai poder usar a palavra vintage? Vamos ter de pagar royalties? Achei bizarro, se é que essa história é mesmo verdadeira.
Continuando, o nosso amigo Wikipédia também diz: “entretanto, ao longo dos anos, a palavra se incorporou ao vocabulário da moda para melhor definir uma peça de roupa ou acessório de um estilo pertencente a uma outra época. O vintage é qualquer peça que tenha pelo menos 20 anos e menos de 100 anos, pois, a partir de 100 anos a peça já é considerada antiguidade”.
E é importante também saber o que é Retrô, que segundo a mesma fonte “é considerado uma imitação de estilo antigo, só que a peça é nova. Todas as peças novas que imitem alguma Era anterior é uma peça retrô. Isso em qualquer setor, desde a moda até os utilitários”.
Então, no caso da moda, podemos dizer que absolutamente todas as roupas e acessórios produzidos de 1995 até hoje são considerados vintage? Não, não é bem assim!
Para uma peça ser vintage e cumprir a função de trazer a atmosfera de outra época para o seu look com personalidade e beleza, essa roupa ou acessório precisa, além dos tais 20 anos de idade, ter um estilo próprio ou o de um designer. Além disso, não deve ter passado por nenhuma transformação e ainda representar um momento da moda de sua época. E, claro, estar em bom estado de conservação.
E, para minha surpresa, dos três dicionários de moda que tenho em casa, dois não tinham o termo porque são muito antigos. Então, aí vai o que encontrei: “inicialmente usado para designar o ano ou a safra de vinhos, o termo começou a ser empregado na moda nos anos 1980 para roupas e acessórios marcantes de outras épocas utilizados no repertório atual”. Do livro 9, da Coleção Manequim, Guia Completo da Costura – Dicionário de Roupas e Acessórios (Ed. Abril). Eu fiz o projeto editorial dessa coleção, quando trabalhei como Diretora de Redação da revista Manequim, e garanto que foi feito com o maior cuidado e carinho.
Para você que ama vintage e para quem está começando agora a enveredar pelo caminho das roupas de outras épocas, cheias de histórias para contar, confira a seleção de alguns itens que tenho orgulho de ter garimpado e que estão disponíveis na Youtopia.

VEJA MAIS VINTAGE NA LOJA!

BOTAO COMPRA

Tags:,

Rastreamento do seu site.